23 de dez. de 2011

The Strongest of Bolivia

Com pênalti não marcado e jogador caído da maca,The Strongest é Campeão Nacional; Bolivianos estão no grupo de Santos e Internacional na Libertadores.

Elenco do The Strongest,Campeão Boliviano (Foto: Jornal El Deber(Bolivia)


Por Paulo Vitor

Quando se é Campeão,seja em qualquer País do Globo, a analogia que faz é que o Time é o vencedor, o melhor de determinada região. O Mais forte. Na Bolívia também é assim,E com um time que é forte até no nome. Após empatar com o Universitário de Sucre por 1 X 1 , fora de casa, “El Tigre” se sagrou campeão do Torneio Apertura 2011 e disputará a Taça Libertadores da América do ano que vem.

Na temporada 2011/2012,se moldando ao Calendário Europeu, o Campeonato Boliviano é disputado no torneio Adecuación,seguido do Sistema Apertura e Clausura. O primeiro,após turno e returno, o campeão e o vice tem direito a disputar a Libertadores do ano seguinte, que no caso, conquistada foi por Bolívar e Real Potosí,respectivamente.Já no Apertura, há uma divisão das 12 equipes participantes em 2 grupos de 6, com jogos de ida e volta(Pensem como se fosse o campeonato Carioca).  Os quatro melhores de cada grupo avançam, iniciando-se a fase Mata-Mata. O Campeão,também disputa o Torneio Internacional. O Clausura, iniciado apenas em 2012, é igual ao Adecuación, sendo que o Vencedor tem direito a disputa da Libertadores de 2013.

Em um jogo de fraco nível técnico e de casa cheia,com 2800 metros de atitude o Universitário corria contra o tempo, já que havia perdido o jogo de ida da final por 2 x 0, em La Paz,explorando bastante o arremate a longa distância.Qualquer placar a favor do Clube da cidade de Sucre levaria a final para um 3° jogo.Já o Strongest,o oposto, fechado, e jogando nos contra-ataques com lançamentos longos. A situação ficou ainda pior para os donos da casa aos 5 minutos do primeiro tempo, com um gol de Pablo Escobar(ex- Mirassol,Ponte Preta, Botafogo-SP),abrindo o placar para “El Tigre”.  

Mais intenso, o segundo tempo foi marcado pela pressão do Universitário, obrigando o Goleiro Vaca a fazer boas defesas. Mais uma vez através de contra-ataques rápidos, a equipe de La Paz não teve dois pênaltis marcados a seu favor. Para piorar,um jogador do Strongest é derrubado da maca pelo qual é levado, quase se instalando uma confusão.Mesmo com o gol do brasileiro Jefferson Lopez em cobrança de escanteio, não foi o suficiente para tirar o Título dos Mais Fortes.

Na Libertadores,o Clube da Capital boliviana entrou no grupo 1, o mesmo do Santos,já garantidos na fase de grupos da competição,assim como o Juan Aurich,do Peru. Se juntam a eles ou Internacional ou Once Caldas,da Colombia, disputando a ultima vaga.

Tal qual o nome sugere,The Strongest,com 3600 metros de atitude á seu favor e como Campeão do Apertura,vem para a disputa de mais um Torneio Internacional,já sendo considerado inclusive um “azarão”. A Áurea que envolve o Futebol Boliviano é desconhecida pelo resto do Continente, podem surgir surpresas. Só os Fortes sabem, a seleção Argentina é uma prova viva disso. Cuidado com a Bolívia...



Pablo Escobar: Autor do gol do The Strongest;

0 comentários:

Postar um comentário