10 de dez. de 2011

Onde os fracos não tem vez ...

 NBA tenta manter equilíbrio dos times de forma duvidosa, e o principal lesado ?! Os fãs de basquete ...






Por Guilherme Lucio



Os Estados Unidos da América é famoso no mundo esportivo por ter quatro ligas esportivas como as principais do mundo. A NBA (Basquete), NFL (Futebol Americano), MLB (Beisebol) e NHL (Hóquei no gelo), concentram os melhores atletas das respectivas modalidades, na terra do Tio Sam. Uma das características comuns entra as quatro ligas é o equilíbrio das equipes, já que cada liga tem 2 métodos iguais e obrigatorios para que nenhuma das franquias, como são chamados as equipes por lá, tenham super esquadrões. O primeiro método é o DRAFT: Os times tem direito a "recrutar" atletas universitário com potencial, e o pior time escolhe primeiro, e assim por diante, com isso os times podem melhor seu nível técnico conforme os anos, recrutando atletas com bom potencial. O outro método é o Salary Cap (Teto Salárial): Todos os times tem um teto salarial, impossibilitando que sejam feitos times recheados de estrelas bem remuneradas. Outro detalhe de lá é que os times são geridos por donos, então lá os "cartolas" pensam mais no lucro que as equipes dão, e não há aquela paixão pelo time, como acontece aqui no Brasil.

Os atletas da NBA, decidiram fazer uma greve e quase cancelaram a temporada 2011/2012. A grave aconteceu pois os donos das franquias estavam reclamando de prejuízos e queriam reduzir a porcentagem dos jogadores sobre os lucros dos times, que antes era de 57% para 47%, mas os atletas queriam, no mínimo, 53%. Porém, o final dessa greve foi oficializado nessa quinta-feira (08), com os jogadores tendo que aceitar 51% dos lucros. E com o final da greve, os times podem começar a movimentação por transferencias, e logo no segundo dia já temos uma transferencia bem turbulenta.

O Los Angeles Lakers tentou a contratação do astro do New Orleans Hornets Chris Paul por forma de troca. O négocio envolvia também o ala-armador dos Lakers, Lamar Odom, jogador em velho e em decadência, e também o pivô Pau Gasol, que iria para o Houston Rockets para ajudar no Salary cap do time de Los Angeles. Só que o negócio foi vetado pela NBA, que alegou "razões esportivas". Curiosamente, o New Orleans Hornets é um dos poucos times que é comandado pela própria NBA, e com isso as outras franquias foram contra o négocio e precionaram os chefões da liga a melar a transferencia. As equipes envolvidas na negociação dizem que a transferencia além de ser legal, prejudicaria o próprio Chris Paul que se veria obrigado a jogar em tal equipe e o New Orleans Hornets, já que no final do seu contrato, o jogador sairá e a franquia não lucrará nada com o jogador. Caso essa transferencia se concretizasse, os Lakers formariam uma equipe muito forte, que contaria também com Kobe Bryant, e possivelmente com Dwight Howard e isso fez com que causasse "inveja" em algumas franquias menos fortalecidas.

A grande duvida aí esta no porque a NBA cancelaria uma negociação legal, sendo que não é a primeira vez que uma franquia tentar montar um esquadrão recheado de estrelas, aliás muitas equipes já montaram esquadrões e nem sempre se deram bem, como no caso do Miami Heat, vice-campeão temporada passada. Essa engenhoca, que não é exclusividade da NBA, traz um equilíbrio legal ao esporte, impedindo que equipes se destaquem por um período muito longo, porém algumas vezes essa tentava de equilíbrio a qualquer custo, fazem com que as equipes se vejam obrigadas a terem equipes regulares. Nesse caso, fica a pergunta: Se não existirem fracos, como sobreviverão os fortes ?

0 comentários:

Postar um comentário