24 de dez. de 2011

“Mercado das Vestimentas”: Fornecedores de Material Esportivo

Buscando exibição da marca em Cenário Nacional, Empresas patrocinam Clubes na produção de seu uniforme;Mercado é lucrativo; 





Por Paulo Vitor


Jogos.Rodadas.Turnos.Campeonatos.Com o fim do ano, acaba-se a temporada Esportiva no Brasil; Jogadores aproveitam seus raros momentos de férias e descanso de seus Clubes. Tangencialmente, há o aquecimento do Mercado, propostas,especulações, contratos assinados, embora isso não se restrinja a apenas atletas em geral. Em função desse Mercado competitivo, une-se o proverio pelo  Capital, em suas maiores quantidades possíveis, como visto nos Patrocinadores, ao estampar sua marca na Camisa do Time.Camisa esta, já patrocinada,desde o inicio.

Muito mais que um mero acessório estético,Fornecedores de material esportivo pagam milhões para exibir seu símbolo em tais vestimentas. Não deixa de ser um patrocínio,com contrato estabelecido,funções e detrimentos,e dos mais potentes,afinal de contas, é ela quem produz as camisas de jogo,de treino, de passeio,etc, que futuramente serão vendidas. Como não deixa de ser uma empresa em busca de lucro, Equipes com mais visibilidade financeira atraem um retorno mais rápido, exigindo um valor a ser pago mais alto. Exemplos do Corinthians com a americana Nike, e o Flamengo com a brasileira Olympikus.

O “Mercado das Vestimentas” é tão vasto, que se expande aos próprios jogadores: De aposentados como o Ronaldo á  Revelações como Neymar e Ganso, inclusive atletas de outros esportes,como a Teninsta Maria Sharapova, são pagos diretamente para usar roupas feitas pela Fabricante – No caso de todos os citados acima, a já citada Nike - , principalmente em eventos e entrevistas. Justamente por isso é que a deve ter motivado para assinar com o Santos, que era fornecido pela Umbro há mais de 10 anos.

Além da equipe praieira, a fornecedora mais conhecida do mundo patrocinará Bahia,Coritiba e Internacional, estreando em definitivo em março.É o plano da Empresa de se firmar de vez até a Copa do Mundo no Brasil,até 2014. Até lá, as equipes devem jogar com o símbolo do atual patrocinador tampado. Quem também está de Mudança é o Botafogo, quebrando relações com a Fila e assinando com a Alemã Puma. Outro que deixa de ter suas roupas produzidas pela Fila é o Figueirense, que passa a usar a Brasileira Penalty.

Consequentemente, se nenhuma mudança for feita desde então, deveremos ter as seguintes Marcas nos respectivos Clubes,a nível Nacional: Nike(Bahia,Corinthians,Coritiba,Internacional e Santos), Adidas(Palmeiras e Fluminense), Umbro(Atlético-PR), Olympikus(Flamengo), Topper(Atlético-MG e Grêmio), Penalty(Figueirense,Vasco,Portuguesa,Nautico,Vitória,Santa Cruz, ) , Reebok(Cruzeiro e São Paulo), Lotto(Goiás,Fortaleza,Sport). Sem esquecer,claro, de Fornecedores menores em Equipes menores.

Embora pareça extremamente competitivo,a disputa por visibilidade é praticamente interna: A Umbro foi comprada pela Nike, mas no Brasil são administradas por Grupos Diferentes; O Mesmo acontece com a Reebok, absorvida pela Adidas(que foi criada por uma dupla de Irmãos, separando-se mais tarde e dando nascimento á Puma,virando concorrente).

Como patrocinam os Clubes em questão de milhões,evidente que falamos de transações envolvendo milhões de cifras, que só não serão colocadas aqui seja pela clausula de não divulgamento envolvendo as partes, seja para evitar uma poluição monetária no texto. Melhor para os Dirigentes, que através desses montantes,montam seu fluxo de despesas(Salários,Viagens, hospedagem),obrigando-os a patrocínios maiores ao redor da camisa. De esteticamente bonito ao fabricado, a entupido em rede nacional. Um ótimo caminho para se obter consumidores efetivos e apaixonados,simplesmente Torcedores. Mais lucrativo,impossível.

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