13 de nov. de 2011

Put a ring on it ...

 LeBron James


Por Guilherme Lucio ...

Em qualquer esporte coletivo, sempre devemos exaltar mais o coletivo do que o individual, mas também é sempre bom ter também aquele atleta acima da média, que decida jogos com jogadas incríveis, com dribles inimagináveis, etc. Porém jogadores precisam provar porque são acima da média, não só com jogadas incrivéis mas com titulos também .

Nos últimos dias Shaquille O'neal, um dos maiores pivôs da história do basquete e da NBA, lançou sua auto-biografia, e se tratando do Big Shaq, tinha que ter muita polemica. Além de detonar Kobe Bryant, e outros, Shaq revelou uma situação que me chamou atenção: LeBron James, na época em que jogavam junto com ele no Clevland Cavaliers, era literalmente tratado como Rei no seu time, a ponto de o técnico brigar com outros jogadores por fazer certa jogada e se LeBron fizesse o mesmo tipo de jogada, ele dizia que estava certo.

LeBron ganhou o apelido de "The King" na NBA, já chegou a ser comparado com Michael Jordan, mas nunca se tornou um jogador de decisão. Veio direto da High-School e foi draftado na 1ª rodada do draft da temporada 2003/04 pelos Cavaliers. Na sua primeira temporada já foi escolhe o Rookie of the Year (Calouro do ano) e depois disso uma serie de prêmios: 2 MVP's (Melhor Jogador do Ano), 7 vezes no All Star Game, medalha olímpica pelos E.U.A. em 2008, etc. Porém, não conseguiu seu maior sonho, ser campeão da NBA, até chegou a final na temporada 2006/07 porém tomaram uma lavada do San Antonio Spurs, 4 x 0 na série. LeBron deixava clara sua irritação por bater recordes, ser um grande astro, mas não conseguir ganhar um anel (na NBA os jogadores recebem anéis em vez de medalhas), e na temporada LeBron James se livrou da sua equipe se tornando um Free Agent e se transferindo para o Miami Heat, ato que deixou todos em Clevland revoltados. No Miami, LeBron encontrou uma verdadeira constelação no time, Dwayne Wade, Chris Bosh e ele deram a impressão de que seria o novo Chicago Bulls dos anos 90, que iriam passear na temporada, porém faltaram duas coisas que os Bulls tinham: Espirito de equipe e Michael Jordan. O Miami Heat até chegou a final contra o até modesto Dallas Mavericks, e o Heat se mostrou um time de ego exageradamente inflado, com muito individualismo e pouco coletivo e isso resultou em mais um fracasso do time e de LeBron James.

Isso mostra que não adianta você ser o melhor jogador, jogar no melhor time, que se você não tiver um bom coletivo você não ganha nada e exemplos disso existem vários, não só no basquete como no futebol americano, no futebol, vôlei, etc. LeBron James, que é um grande atleta continua tentando se firmar como tal, porque para chegar a unha dedo indicador do Michael Jordan, como diria a Beyoncé: You need put a ring on it ...

0 comentários:

Postar um comentário