17 de nov. de 2011

11 homens e 1 culpado ...



Por Guilherme Lucio

Tem algumas frases sobre técnico de futebol que já estamos cansados de ouvir. "Técnico não passa, não chuta, mais é mais fácil demitir ele do que o time todo" ou "Tem que ter calma com o projeto do técnico". Nós não estamos na Europa onde a cultura lá é de segurar o máximo possível o técnico e time de futebol não é feito de arquitetos para ficar dependendo de projeto, porém tem diretorias que exageram na responsabilidade que dão ao técnico por uma derrota ou vitoria, por um rebaixamento ou um título.

Ontem, a diretoria do Botafogo entrou em "acordo" com Caio Jr. e o demitiu, faltando 3 rodadas para o fim do campeonato e o time na briga pela Libertadores. E ontem na saída do jogo (derrota para o penultimo colocado América MG), o capitão do time Loco Abreu, disse a imprensa que o time teve o mesmo comportamento na reta final do ano passado. Aí eu me pergunto, será que o problema está sempre no técnico ? Aonde está a diretoria para cobrar o jogadores, e não demitir o técnico, fazendo parecer que o elenco esta isento. E possa ser que chegue o interino, ganhe todos os jogos restantes e leve o time a Libertadores, quem será o técnico responsável por ajudar o time a chegar a tal meta,Caio Jr. que chegou no Botafogo, como Salvador da pátria, vindo dos Emirados Árabes com toda pompa, ou o interino que comandou 3 míseros jogos ?

Não acho que técnico ganha jogo, porém ele ajuda o time a ganhar. Mas a imagem do técnico de futebol aqui no Brasil é vista mais como magico, do que um rejente de uma orquestra, porque hoje ele não tem que apenas comandar atletas e fazer com que eles desempenhem o seu máximo, e sim o técnico tem que ganhar de tudo e de todos, com qualquer elenco, independente se o jogador perde pênalti, o juiz anula gol legitimo do seu time, etc. Por isso, como diz o sábio: - Técnico bom é aquele que consegue fazer o torcedor entender que perder faz parte do futebol  ...

0 comentários:

Postar um comentário