10 de jan. de 2012

Waka-Waka Neymar

Em cerimônia da FIFA, Neymar fatura o prêmio de gol mais bonito do ano,e Messi é o melhor do Mundo; Santista teve votos da África e Ásia.


Neymar: Premiado com o gol mais bonito de 2011; Foto: Site da FIFA 


Por Paulo Vitor

Tímido e Acanhado.Assim estava Neymar durante boa parte da cerimônia da FIFA realizada ontem(09/01) em Zurique,na Suiça.Com presença de pessoas renomadas como Pelé e Ronaldo O Evento nomeia os melhores atletas do ramo futebolístico na temporada e suas variações. No caso, a jóia santista faturou o prêmio de gol mais bonito do ano de 2011,superando Rooney(Manchester United) e Lionel Messi(Barcelona),este ultimo levando o titulo de melhor jogador do Mundo pela terceira vez seguida.

Para entender o método para se  escolher o Melhor do Mundo, é feita uma votação: Representantes(treinadores,capitães e jornalistas) de países filiados à entidade máxima de Futebol escolhem 3 jogadores,que em suas respectivas opiniões, foram os melhores do ano. Dependendo da posição de escolha, a pontuação assegurada é diferente: o Melhor jogador,o 1°, recebe cinco pontos,o 2°, três pontos e o 3° melhor,1 ponto.Para ver a lista completa de votação, Clique aqui(arquivo em PDF).

Ainda na área da Matemática, Neymar garantiu 47 pontos,e junto com eles a honrosa 10° colocação no Ranking, ficando á frente de atletas como Ozil(Real Madrid-ESP),Sneijder(Internazionale-ITA), e de jogadores do Próprio Barcelona,como Villa, Xabi Alonso,Abidal e Daniiel Alves.

Curiosamente,boa parte dessa pontuação foi obtida por representantes de países Africanos e Asiáticos.Ao todo, votaram no garoto de Moicano países como Portugal,Bósnia e Herzegovina,Ilhas Cayman,Burundi,Africa do Sul,Butão,Quatar,Ruanda,Seicheles ,Bulgaria,Cambodia,Chile,Costa Rica,Republica Dominicana,Egito,Líbano,Malta,México,Namibia,Paraguai,Peru,San Marino,Arabia Saudita e Suazilândia,sem esquecer claro, do Brasil,a maioria como 3° e 2° escolha. Apenas o capitão da Seleção de Burundi,Valery Nahayo, e o jornalista Ung Chamroeun,do Cambojia,o escolheram como primeira opção,lhes dando 5 pontos cada um.

Dos todos os Brasileiros que votaram,o zagueiro Thiago Silva(Milan-ITA), O Narrador Cléber Machado e o Técnico da Seleção Nacional,Mano Menezes,votaram no garoto como 3° melhor.

Embora possa parecer frustrante por um lado, 2012 já começou positivo para Neymar, levando um premio pra casa, e assim, mais prestigio internacional. Consequentemente, aumenta-se cada vez mais a ambição de equipes do Velho Continente em contar com seu futebol,que por ora, ficará aqui mais um ano. Ano este que, dependendo dos resultados, pode fazer o franzino garoto de Moicano,envergonhado e simples, voltar à Suiça. É tudo uma questão de esforço.


0 comentários:

Postar um comentário