26 de jan. de 2012

Fla e Inter: Brasileiros na "Pré" Libertadores - Parte I

Na Bolívia, Flamengo sucumbe a altitude e ao Real Potosí; Tranquilo, Internacional vence Once Caldas por placar magro.


Texto Por Paulo Vitor


R10 e Léo Moura comemoram Gol contra o Real Potosí; Bolivianos venceram de virada.
 Foto: Portal Uol

.

Crise.Atritos entre técnico e jogador.Altitude. Em uma noite de muito frio em Potosí, o Flamengo tentava sair da tempestade extra-campo que se encontrava tentando fazer um bom resultado fora de casa contra o Real Potosí,da Bolívia,pela pré-Libertadores.

Tentando se moldar a alta atitude da cidade – 3700 metros – o Rubro-Negro havia passado uma semana em Sucre,á 2800 m acima do nível do mar. Entretanto, com o Clima Conturbado pelas desavenças do técnico Vanderlei Luxemburgo com Ronaldinho Gaúcho parecia deixar os ânimos mais tensos.

Após o inicio da partida, o Real Potosí foi pra cima, já exigindo atuações do Goleiro Felipe: Em um chute de Eduardo Ortiz,aos 5 minutos, e uma falta cobrada por Centurión,aos 9 minutos. Ambos á longa distância. O Time local usava a adversidade do território ao seu favor.

O Flamengo aos poucos,reagia.Aos 12 minutos, Deivid arriscou um chute – também de fora da área - ,passando perigosamente rente á trave direita.Mesmo a  metros acima do nível do mar, a partida foi cercada de bastante velocidade por ambas as equipes.A Equipe boliviana continuava a incomodar a meta flamenguista,em uma jogada rápida de Pool, fulminando em chute potente.

 26 minutos, e o Potosí engolia o Mengão,ainda buscando se adaptar á partida.Ronaldinho Gaúcho,mesmo aplaudido  toda vez que tocava na bola, se mostrava apagado até então.Até então. Em um passe lindo de R10 á Leo Moura,o lateral fez uma linda jogada,cruzando na medida para Luis Antônio, que só teve o trabalho de empurrar pro fundo da rede. Flamengo na frente,aos 29 minutos.

Contudo, a alegria dos visitantes durou pouco.Dois minutos mais tarde, em um cruzamento de Cejas, o zagueiro Centurion sobiu como um raio e empatou a partida.A Equipe local se manteu na frente, volta e meia com algum chute  de longe. Ortiz assim o fez,aos 37. Por outro lado, Felipe não ousava brincar com a sorte e espalmava todas as bolas.Já mais ativo,Gaúcho era o homem das bolas paradas do Time,arriscando sempre uma jogada perigosa. Um passe curto e rápido para Deivid deixou o companheiro na cara do gol.

Pressão Boliviana nos últimos instantes do primeiro tempo. Mais um chute de longa distância,por Ortiz.Felipe salvou. E salvou de novo, em outro cabeceio de Pool.Entretanto, o lance estava impedido. O apito do juiz encerrando a primeira etapa aparecia em boa hora.

Segundo Tempo,chuva começava.Jogo que antes era rápido, agora estava truncado. Eis que aos 12 minutos,em um cruzamento na área, em uma falha de David Braz, o atacante argentino Brittes virava o placar para os donos de casa. Vanderlei Luxemburgo  queimou duas substituições, colocando Negueba e Bottinelli, no lugar de Deivid e Airton,respectivamente. O Intuito era fazer o Fla ganhar mais rapidez.Dito e feito.Entre os 16 e 19 minutos, os dois já haviam criado 2 chances de gol cada.

Vencendo,o técnico Victor Zwenger, recuou o time e passou a segurar o resultado. Brittes tentou surpreender Felipe em um chute quase sem ângulo,aos 29 minutos.O Flamengo ainda tentou responder, tentou um ultimo fôlego em busca do empate, mas não conseguiu evitar a derrota.

Flamengo e Potosí decidem quem passa á fase de Grupos semana que vem, no Rio de Janeiro,dia 1 de fevereiro.Quem seguir adiante, entra no grupo 2, junto com Emelec(QUE),Lanus(ARG) e Olímpia(PAR).Para os Rubros-negros, uma vitória simples é suficiente para se classificar.




Real Potosí 2 X 1 Flamengo - Ficha Técnica

Flamengo :Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz, Junior Cesar; Airton(Bottinelli), Willians(Camacho), Luiz Antônio, Renato; Ronaldinho Gaúcho e Deivid(Negueba)

Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Real Potosí: Henry Lapczyk, Ronny Jiménez, Alberto Alarcon, Centurion, Rosauro Rivero; Roly Sejas, Michelena(Nicolás Tudor), Eduardo Ortiz; Angola(Mario Ovando) Brittes(Pastor Torres) e Marcos

Técnico: Victor Zwenger.

Cartões Amarelos: Léo Moura, Bottinelli, Willians (Flamengo) Ronny Jiménez(Real Potosí)

Gols: Luiz Antônio,aos 29 minutos e Centurion,aos 31 minutos do primeiro tempo; Brittes,aos 12 minutos do segundo tempo.


--------------------------------------------


Texto Por Guilherme Lucio


Leandro Damião: Autor do Gol na Vitória contra o Once Caldas; Foto: Portal Uol


O Internacional vinha para o jogo contra os colombianos do Once Caldas com a esperança de liquidar a fatura em casa, com uma vitória ampla. E o colorado começou com essa intenção, logo aos 5 minutos passe de D'alessandro e finalização errada do Damião. Aos 7 minutos num contra-ataque, Damião tentou um bicicleta, que passou rente a trave . Aos 9 minutos o primeiro lance do Once Caldas, falta de longa distancia porém o goleiro defendeu com certa facilidade. 


O Colorado dava a impressão de que iria atropelar os colombianos, que não conseguiam atacar, e aos  12 
minutos, numa jogada que se iniciou numa roubada de bola do Dagoberto, uma enfiada de bola perfeita de D'alessandro para Damião, que em posição legal, dá só um tapinha para tirar do goleiro, que ainda tocou na bola, porém não evitou o gol . Logo depois do gol, um cruzamento rasteiro de Oscar, encontra Damião na área, o centro-avante finaliza com perigo ao gol, porém estava impedido. 


O Inter jogava com 4 meias (2 volantes e 2 meias mais criativos), isso fazia com que o Oscar,um dos meias criativos tivesse o trabalho de buscar o jogo no meio, enquanto o outro meia, D'alessandro ficava mais fixo, próximo dos atacantes. Já o Once Caldas tentava os contra-ataques, principal,ente pela esquerda de seu ataque, porém a marcação sob pressão do Inter, dificultava a ação dos colombianos. Aos 21 minutos, depois de pegar um rebote de escanteio, Nuñes acerta um belo chute da entrada da área, pra boa defesa do goleiro Renan . O Inter valorizava muito a posse de bola com uma troca de passes envolvente e muita movimentação. E em uma dessas troca de passes, D'alessandro resolveu arriscar um chute da meia-lua e o obrigou o goleiro a uma providencial intervenção.


O segundo tempo começa e o primeiro  lance de perigo é do Once Caldas, chute de longe de Rodrigues, que desviou na zaga e passou com perigo pelo gol colorado. O Once Caldas precionava no começo do segundo tempo e o Inter se sente acuado e com medo de tomar um gol dentro de casa. Nenhum dos times eram agressivos e o segundo tempo foi totalmente morno, o time brasileiro ficou com medo de tomar gol em casa e sucumbiu a pressão do Once Caldas, que não consegui nenhuma chance clara de gol, porém a vantagem de 1 x 0 focou boa para os colombianos . 


O detalhe no fim do jogo foi o clima de despedida do meia D'alessandro. O meia argentino recebeu uma ótima proposta de um clube chinês, e a torcida pediu para D'ale continuar no colorado, mas pelas declarações que o meia deu no final do jogo, parece que ele e sua família já estão com as malas prontas para o Oriente ...




Internacional 1 x 0 Once Caldas - Ficha Técnica

Internacional: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kléber; Guiñazu, Bolatti, Oscar (João Paulo) e D'Alessandro; Dagoberto (Marcos Aurélio) e Leandro Damião
Treinador: Dorival Júnior

Once Caldas: Martínez; Ramos, Acosta, Amaya e Casierra; Henao (Álvarez), Rivas, González e Nuñez; Pajoy (Del Valle) e Cuero (Beltrán)

Treinador: Pompilio Páez

Cartões Amarelos: Oscar(Internacional); Acosta,Casierra e Henao(Once Caldas)

Gol: Leandro Damião,aos 12 minutos do primeiro tempo; 

0 comentários:

Postar um comentário