13 de jan. de 2012

Fim de uma QUASE era


“Santos F.C. encerrou na última semana as atividades do futebol feminino por falta de verba, juntamente o tradicional futsal, berço de Neymar”


Marta. Foto: Maja Suslin

Por "Nina Lima"


Assisti bem de perto o quanto é difícil o ingresso no mundo do futebol feminino. Apoiei até onde pude uma das minhas melhores amigas, entre idas e vindas, sonhos e ilusões, ela simplesmente desistiu. Saibam que muitas das meninas que pagavam, ou não, para vestir a camisa da base das Sereias da Vila não tinham futuro, afinal não me lembro de nenhum campeonato juvenil.

Semana passada me vi comovida com um tweet do Neymar Jr. e assim dizia: fiquei triste que o futebol feminino e o futsal do Santos terminou ! ..futebol feminino nos deu tantas alegrias e o futsal onde eu comecei”.Como ele mesmo diz o "futebol feminino que nos deu tanta alegria", simplesmente encerrado. Ao certo, o que houve? O time feminino de maior notoriedade em solo brasileiro era o Sereias da Vila, tanto que em duas temporadas tivemos Marta – eleita cinco vezes melhor jogadora de futebol do mundo pela FIFA-, tivemos Cristiane e a graça de revelar ao mundo Maurine que já foi chamada por Marta de “princesa do futebol”, encerrado por falta de verbas tanto do clube quanto de patrocinadores, o último foi a marca Copagaz, que vamos combinar não tem muito a cara de mulheres guerreiras que se mostraram tão superiores aos Meninos da Vila quando estes amargavam fases sombrias.

O declínio começou com o fim da base, as garotas que quisessem continuar a jogar futebol agora vestiriam a camisa do Portuários, e claro, pagariam por isso, desde uniforme como mensalidade. Lembro-me dos olhos molhados da minha amiga nesse momento, afinal, eu não sabia que o Portuários possuía time de futebol, muito menos futebol feminino! Se não me falhe a memória, minha amiga ficou na base das Sereias por cerca de 2 anos, claro que tinha outras meninas que alimentavam esse sonho a mais tempo. Mesmo com o fim, o patrocínio da Copagaz ao time principal continuava, tanto que além das jogadoras, as animadoras de torcida do Santos também tinham em sua camisa a marca Copagaz.

Deu-se em 2011 o grande renascimento do futebol masculino do Santos, o bicampeonato Paulista em cima do maior rival, Corinthians, uma participação que no inicio foi bem desesperadora para os torcedores na Libertadores, que no fim rendeu um título inédito para aqueles que nasceram após 1963. A consagração de duas estrelas, Neymar e Paulo Henrique Ganso, que hoje brilham diferentes (mas isso é assunto para outro post!). E aos poucos nunca mais ouvi no Globo Esporte nem no Tribuna Esporte grandes matérias sobre as Sereias. Na verdade a única coisa que eu escutei da minha amiga super envolvida no futebol foi o fato delas terem goleado o São Vicente.

Depois da vibração sobre o time tradicional era preciso manter, principalmente, o assediado Neymar, hoje dizem que seu salário gira em torno de 3 milhões de reais, que tem incluso: salário, bonificação por metas atingidas, bonificação por gols feitos e uma parte do seu direito de imagem. Veja que os três últimos itens poderiam aquecer muito bem os cofres do Santos. Após o acordo fechado, estrela mantida, Brasil mais que certo como sede da Copa do Mundo 2014, quem ainda se lembra do futebol feminino? E assim aconteceu.

Agora o pioneiro e tradicional futebol arte feminino, Sereias da Vila, foi encerrado por falta de verbas, volta a ser um projeto futuro do Santos Futebol Clube que é bi-campeão mundial, vice-campeão mundial de 2011, tem o melhor jogador do Brasil - que no dia 09 de janeiro ganhou o prêmio de Gol mais bonito do mundo na temporada de 2011 pela FIFA-, e possui dívidas, só uma o valor gira em torno de 20 milhões (resultado de uma Era Teixeira de Administração – somente outro post para avaliar a administração atual com a passada). Depois dessa tacada ficou claro que a intenção é ganhar o mundial num plano mais cabível em um projeto a La Barcelona (que só deu resultado cerca de 30 anos depois).

UPDATE: Notícia publicada ontem na globo.com, no segundo parágrafo a declaração dele sobre ser ‘o culpado pelo fim das duas modalidades’. 

 
Jeanini Araujo da Silva,ou simplismente "Nina Lima": Filha de Deus, 17 anos, sem rumo na faculdade, vai do futebol a maquiagem, canceriana, santista por paixão, critica por opção.

0 comentários:

Postar um comentário