4 de jan. de 2012

Lamentação e Hipocrisia: O Fim do Fut.Feminino e Futsal

Segundo Presidente do Santos,falta de patrocinadores é o principal vilão para extinção de duas modalidades no Clube,causando incompreensão dos torcedores. Mas afinal, quem os assistia? 

Falcão(Futsal),Luis Alvaro de Oliveira e Érika(Fut. Feminino):
Duvidas,Questões Financeiras e Pouca exibição da marca;

Por Paulo Vitor

Meu Post de hoje será um pouco diferente do usual,a situação me leva a isso.Expressarei minha opinão sobre o contexto que vejo,mero mortal que sou. Como leitor, você tem o direito moral de concordar comigo,Ou não, depende do seu ponto de vista.Em todo caso, sinta-se á vontade para comentar,no rodapé deste tópico.

Como já noticiado, o Santos Futebol Clube anunciou o fim de duas de suas modalidades: O Futsal, de Falcão e Cia, e mais recentemente, o Futebol Feminino.Ambos por questões monetárias.O Primeiro, devido ao patrocinador,que bancava 80% das despesas, ter saído no meio da temporada,obrigando o Clube a arcar com todos os custos.O Segundo, por questões de exposição da marca, já que o esporte ainda está em fase de crescimento no País - lenta,diga-se de passagem -,dificultando assim o interesse de Emissoras em televiosionar partidas.Consequentemente, há a falta de investidores.

Instalou-se o Caos e a revolta,tanto em torcedores, quanto em aficionados e imprensa em geral, que inclusive,gera uma duvida: Quantos realmente acompanhavam o Futsal e o Futebol Feminino? Quantos realmente vão ao Estádio apoiar? Quantos realmente não estão reclamando só pro reclamar,sendo hipócritas? Sejamos sinceros: Poucos o faziam.Principalmente a das meninas.

Se o Futebol Feminino não trás retorno financeiro e nem exposição, é por falha das Federações,da CBF,que não promovem o esporte,praticamente "deixando" o Santos com o intuito de promover a categoria Brasil á fora. Justamente esse equívoco faz outros Clubes pensarem duas vezes antes de investir no esporte. Ora, com uma boa estruturação e logística por parte dos organizadores, o que não levaria Corinthians,Palmeiras,São Paulo,entre outros, a terem sua equipe feminina? Fortaleceria o esporte,ainda que em nivel regional.Não é isso o que se vê hoje.

Já pelo futsal, o entorno parece ser um pouco diferente: Mesmo arcando com os custos do Super-Time recém montado, houve um alto indice de audiência das partidas pela emissora transmissora,o maior na modalidade até aqui,principalmente nas finais disputadas. A Presença de Falcão fala por si só.E mesmo assim, segundo o Presidente Luis Alvaro de Oliveira,não foi possível encontrar interessados.Ora, se o esporte apresenta bastante visibilidade,como não atrair patrocinadores e mantê-lo?  Acredito que esse, junto com a euforia do projeto-Futsal no inicio do ano para seu fim trágico, sejam os principais motivos de insatisfação com o Mandatário Santista.Aceitável em parte,dado o paradoxo.

Pensando no Clube como um Administrador: Se uma determinada área de uma empresa apresenta mais lucros que prejuízos,a mesma fica no vermelho,contraí-se dividas e o rendimento cai. É o caso explicado acima. Um setor que não lucra é passível de "banimento". O Clube tirou o dinheiro destinado à categoria principal para mante-los.

É uma faca de Dois Gumes destorcida: Há causas,consequências e justificativas, ainda que não muito claras em determinado setor.LAOR não está errado ao afirmar que retirar recursos de uma area para outra causa danos á economia do Clube. E a incompreensão do torcedor também não é falha,já que um Clube forte não se priva apenas a uma modalidade.Isto é, daqueles que realmente gostam de tais esportes.Só resta esperar por melhoras, o que, sinceramente, não creio que vá acontecer. Tão cedo.

2 comentários:

  1. É meu caro, acho o grande problema mascarado pelas alegações do presidente, e reitero que esse não é um problema só do Santos, são as estruturas amadoras na administração de um clube desse porte. Num país com alta circulação de renda como o nosso, é inadmissível que marcas poderosas como os clubes de futebol aumentem suas dívidas ano após ano. É preciso pensar o clube de uma maneira setorial sim, mas também profissional. Temos que caminhar muito!

    Se der passe lá http://aomenosoalivio.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olha, é um problema cultural tudo isso, onde o brasileiro de certa forma colocou em sua vazia cabecinha que o Futebol só pode ser praticado por homens e em um campo de dimensões profissionais, fato esse que acarreta todo essa abandono de patrocinadores em relação a outras modalidades ...
    Tenho certeza que quase todas as pessoas que reclamaram e xiaram, nunca sequer acompanharam uma partida, mas da audiência nea?
    E o pior vilão é a mídia que acaba crucifixando as outras modalidades, e agora que o tempo passou, elas querem simplesmente se fazerem de boazinhas, para mim, isso é hipocrisia e das bravas...
    Acho que nosso país tem que abrir a cabeça para outros esportes, pois só futebol masculino enjoa, confesso que amo futebol, só que tenho a mente aberta para outros esportes, e falta isso...
    Muitos me criticaram quando comecei a jogar Rugby, mas e daí?
    Falta um pouco de variedade em nosso país, uma variedade esportiva que é comum em países europeus ou norte-americanos, e como vc disse, acho que dificilmente mudará algo...

    Belo texto, com boas criticas...

    Visite meu blog

    reinaldodeltrejo.blogspot.com

    Abras

    ResponderExcluir