29 de fev. de 2012

Sem Inocentes: "Peixes-pequenos" cresceram

Futebol físico: Equipes "Pequenas" aprenderam a jogar contra os Grandes; Maladragem é a principal arma;



Foto: Stamford Advocate

Por Paulo Vitor



Nunca gostei muito de jogos de Seleções. Sempre achei algo meio forçado e chato, assim como em período de  Copa de Mundo(serei escachado por isso). Brasil X Bósnia foi assim ontem,principalmente no segundo tempo. Mas o interessante é notar a dinâmica que o Futebol  se tornou hoje em dia: Os “Peixes-pequenos”,equipes consideradas pequenas, pelo menos em sua maioria,não estão mais tão “inocentes”.

Quando um Time/Seleção Grande enfrenta um adversário de menor porte, é natural pensar que o primeiro prevalecerá sobre o segundo. Mais estrutura, melhor preparado,maior expectativa sobre. Chega a se esperar inclusive uma escurecedora goleada, um placar esmagador,dadas as diferenças.  Mas não é que está cada vez mais comum o Grande ser surpreendido?

Usemos esse mesmo exemplo de Brasil X Bósnia: A Equipe Brazuca abriu o placar aos três minutos do primeiro tempo,com Marcelo. Em seqüência, os bósnios conseguiram encaixar um contra-ataque e empataram a partida. E Pressionaram,atacaram durante toda a primeira etapa. O Detalhe curioso é que o Brasil sempre tinha a maior posse de bola(70%), mas não tinham a objetividade da Bósnia, muito mais perigosa na partida.

O Segundo tempo foi morno de ambas as partes,que desencadeou o gol da vitória canarinho... Um Gol contra. Um erro do adversário.  

No campeonato Paulista de 2010, Santo André e Grêmio Baruei se classificaram ás semi-finais do torneio,que na época, somente os quatro primeiros colocados passavam. Palmeiras e Corinthians ficaram de fora. O Próprio Santo André quase conseguiu ser campeão em cima do Santos de Neymar,Robinho e Ganso.

A Equipe do Parque São Jorge foi eliminada pelo desconhecido Tolima,na fase Pré da Libertadores  de 2011.O Cruzeiro,apelido de “Barcelona das Américas”,caiu pro Once Caldas. O modesto Figueirense quase conseguiu uma vaga na competição mais importante do Continente no Campeonato Brasileiro.

A Final do Gauchão será disputada entre times do Interior. Exemplos recentes não faltam.

“Mas isso não é incompetência dos Gigantes,que jogam mal”?  “Isso não é culpa do calendário brasileiro, que não dispõe tempo para fazer uma pré-temporada decente? “ Não deixam de ser justificativas. Entretanto, não é APENAS isso.

Não existe mais Peso na camisa,o medo de enfrentar um Time de Expressão.  Futebol hoje é jogado com muito mais força, muito mais velocidade, muito mais esforço físico. Fruto de algo conseguido apenas com tempo e muito treino. Essa é a vantagem dos pequenos.O Atacante habilidoso,o armador genial, são parados na base da falta.Os defensores revezam entre si para tanto.Jogam fechadinhos, esperando uma oportunidade e ganhar uma partida. É a malicia.

Podem até perder, mas dificultam ao máximo. A Bósnia mesmo que o diga.Eles aprenderam a lidar com a situação.

Os Peixes-pequenos estão astutos.Prontos e preparados para engolirem os tubarões,que se não  estiverem atentos, são apunhalados. São 11 contra 11. É o Futebol,sempre surpreendo.

Curioso.









Já assinou nosso Feed? Não perca tempo, Clique aqui!

Gostou do Post? Não gostou? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante! 

Quer entrar em contato conosco? Clique aqui!



Sobre o Autor:
Paulo Vitor Paulo Corrêa,Estudante de Cinema e Audiovisual,futuro comunicólogo.Adora discutir sobre esportes em geral,mesmo não gostando de pratica-los(risos)

2 comentários:

  1. Paulo otimo post e comentario, mas assim, futebol continua sendo 11 em cada lado, duas traves pra cada lado, num há desvantagens, e outra futebol é jogado do mesmo jeito. A diferença do esporte e de qualquer outro sempre será a força de vontade, a garra, a raça de vencer, o cheiro de vitória. Claro, tem jogadores que decidem um jogo tudo bem, mas futebol nunca mudou seu jeito, é so que os times de antes, q não sabiam jogar, agora sabem. Técnica +habilidade x Força+Vontade, formula fácil.

    ResponderExcluir
  2. O comentário aqui do Bruno ta certo, bom artigo Paulo, abraço

    www.futebolextensivo.net

    ResponderExcluir