3 de fev. de 2012

Respeito


Demissão de Luxemburgo não foi errada. A Forma como foi,sim. 



Por Paulo Vitor


3° Post seguido de minha autoria sobre o Flamengo. Só que dessa vez, o Tema abordado não será uma analise de partida. O Tema é muito mais “fundo”.Na manhã de hoje(03/02), Wanderley Luxemburgo foi demitido do Clube de Regatas Flamengo, por desgate com os jogadores – principalmente Ronaldinho Gaucho -  e diretoria rubro-negra.

Tudo começou ainda esse ano,na concentração e treinos para o Confronto contra o Real Potosí,pela pré-Libertadores. Os atrasos, a desobediência de Gaucho – levando mulheres em concentração,noitadas -  irritou Luxemburgo, tendo de relatar tudo a Presidente do Clube,Srta Patricia Amorim. Para a surpresa do Técnico, Patricia revelou estar do lado do camisa 10, e que Wanderley,  já sendo odiado pelos jogadores, e que perderia essa quebra de braço. Atletas estes, com salários atrasados.O Zagueiro Alex Silva reclamou publicamente, e foi afastado. O Atacante Deivid mais tarde viria a entrar na justiça contra o Fla.

Na Bolivia, uma foto tirada entre Luxa e R10 visava acalmar os ânimos. Sem sucesso, apenas resultando na demissão  do dirigente Isaías Tinoco, que apoiava o comandente. Após o primeiro jogo e derrota por 2 x 1, somado ao clima instável extra-campo, a situação se complicava. Jogadores insastisfeitos, com salários atrasados. Alguma coisa precisava ser  feita.

E Foi. De uma maneira não muito ética. Avisados pela própia direção de que Wanderley cairia após o segundo jogo contra o Potosí, em uma maneira de motivar os jogadores, já estando cientes até mesmo de que Joel Santana seria seu substituto, os atletas venceram..Depois da vitória por 2 x 0 e classificação na fase de grupos alcançada, Luxa foi enfático, nas entrelinhas: ”Não vou me demitir. Pagem minha multa”. A Quebra contratual é equivalente á 4 milhões de reais.

Não foi suficiente. Mesmo assim, Wanderley Luxemburgo caiu. Já como ex-comandante da equipe, em uma entrevista coletiva da manhã de hoje, argumentou uma “fritura” sua. De todos. De Diretoria, de jogadores.

Francamente,todos estão errados. É uma falta de respeito com o Clube, que deve ser o grau-mor de respeito em função de seus funcionários. Diretoria,Jogadores,Técnico, todos são pagos com o dinheiro da Instituição, e isso tem que ser respeitado. Assim como a hierarquia dentro da mesma. Jogador tem seu lugar, Técnico tem seu lugar, Diretoria tem seu lugar. Um atleta não deve ser maior que o Clube nunca.

Função de Técnico é analisar o jogo na quatro linhas, e muda-lo quando necessário. Isso pesa contra Luxemburgo, que tenta assumir papéis e funções que por definição são de seus superiores.

E a Direção, o oposto: Não deve se meter em questões do técnico,escalação, substituições. Cobrar resultados do Time armado por ele,sim.E caso não consiga, sua demissão é justa. Mas deixa-lo livre para desempenhar sua função. Assim como é anti-ético atrasar salários.Assim como avisar que fulano vai cair depois de jogo contra Cicrano.

Todos estão errados. Tanto o poste que quer mijar no cachorro, quanto o Comandante que quer ter múltiplas funções e a omissa.Todos estão abaixo dele, não só do Flamengo, de qualquer clube.

Respeitem.

0 comentários:

Postar um comentário