24 de fev. de 2012

Pela volta da Emoção

Método de disputa do Paulistão é longo e tedioso; Clubes Grandes e pequenos sofrem



Por Paulo Vitor

Sempre gostei de Campeonato Estadual.É algo que mistura tradição e ao mesmo atualidade da competição.Como bom paulista,desde meus tempos de garoto, sempre gostei do Paulistão: Emoção, final entre grandes, zebras, times tradicionais do Interior sempre surpreendendo.Obviamente que no auge de minha infância o Torneio tinha muito mais prestigio do que tem hoje.E Explico o porquê.

O Que antes era um torneio gostoso de acompanhar e de torcer, ficou algo longo, tedioso e fúnebre. A Fórmula do campeonato atual – todos jogam contra todos,18 rodadas, para 8 se classificarem as fases finais – , um pseudo-campeonato Brasileiro, chega a ser um martírio para os Clubes Grandes,que no contexto,já estão preocupados com as competições de nível nacional e Internacional do 1° Semestre, e poupam jogadores.

Como decorrência dessas 18 rodadas, que no final das contas não servem para nada, atrelado ao preço mínimo do ingresso imposto pela FPF – 30 reais - vemos jogos com públicos pífios,principalmente entre equipes consideradas “pequenas”. Essas mesmas equipes menores, em busca de um retorno financeiro, elevam o preço do mesmo quando jogam contra um Corinthians, por exemplo.

Continuando a falar dos Clubes menos favorecidos, que em alguns casos só tem o Próprio Paulistão como competição do ano,acabam sofrendo com os fatores já citados.Sem esquecer que algumas dessas equipes,em pleno verão, jogam em horários ingratos,como ás 11h.Mesmo com a criação do Titulo do Interior, disputado apenas entre os melhores colocados da região, não melhora a situação.

Ora,pensemos então: Se o modelo do estadual carioca fosse utilizado no Estado de São Paulo, ficaria melhor não? Menos jogos, mais finais, mais emoção. Note,fiel leitor, não estou dizendo que o Estadual daqui tem que ter o mesmo formato do Rio de Janeiro. Foi apenas hipotético. O Que realmente quero dizer, é que QUALQUER formula de disputa é melhor do que essa atual.As competições regionais eram interessantes(Rio-Saulo,Copa do Nordeste,etc), mas o Calendário apertado brazuca impede a realização dos mesmos.

E só estou me referindo á serie principal. Se formos abranger as divisões abaixo,fica pior ainda.

Estaria eu sendo saudosista? Não. Saudosista se é quando se deseja o passado ao presente já melhorado. O Problema é o regresso que foi feito. “Os tempos mudaram, o contexto é outro.” Concordo.Mas de que adianta piora-lo? Tudo que peço, é a emoção de outrora.


Sobre o Autor:
Paulo Vitor Paulo Corrêa,Estudante de Cinema e Audiovisual,futuro comunicólogo.Adora discutir sobre esportes em geral,mesmo não gostando de pratica-los(risos)

Um comentário:

  1. Se você ver isso na sociedade também, assim como no esporte, hoje, não só a CBF, como muitas outras confederações, prestigiam mais o $$$, do q a emoção, de torcer, gritar, chorar... Sempre a mesma tecla... Mas o ser humano é assim, fazer o que, é uma pena um esporte como o futebol que é um fanatismo, chegar a esse ponto.

    ResponderExcluir