7 de mar. de 2012

Sem preconceitos


De  Modestos á Ricos, Copa do Brasil começa hoje; Cada equipe tem sua ambição  no Torneio;






Por Paulo Vitor

Ela está de volta. Inicia-se hoje a 24° edição da Copa do Brasil, que premia seu campeão com uma vaga na Taça Libertadores da América do ano seguinte. De equipes modestas á Times Grandes, todos disputam o torneio,com objetivos diferentes.

Em letras gerais, a competição é disputada por 64 equipes,de todos os Estados,no método de mata-a-mata e dividida por etapas: Primeira e segunda fase,Oitavas,quartas,semifinal, encerrando com a Final.Na primeira e segunda fase, se o time visitante ganhar a partida por 2 ou mais gols de diferença, elimina a partida de volta. A Partir das oitavas,jogos de ida e volta.

A Competição é charmosa por si só. Clubes grandes entram com a finalidade de ganhá-la,tem condições econômicas e estruturais para isso. É o que se esperam deles. Vencê-la é a forma mais rápida de assegurar sua participação no torneio continental mais importante da América do Sul.

Por outro lado,ainda que em condições não muito favoráveis, existe futebol no Amazonas,no Acre, no Mato Grosso. Exemplos hipotéticos,nada mais. Entram já sabendo que não vão lutar para chegar ás fases finais.Mas o Fato de jogar contra um time mais estruturado e com mais mídia, reflete no Caixa do Time, de poder atrair patrocínio,vender jogadores. Se conseguir forçar o jogo de volta, excelente. Se conseguir eliminar um, o ápice do sucesso.

Usemos o Santos como exemplo. Em 2009, eliminado pelo modesto CSA de Alagoas,perdendo dentro de sua própia casa. No ano seguinte, avassalador, venceu por apenas 1 x 0 o Naviraiense, em Naviraí. No jogo de volta, a equipe da Baixada impôs impactantes 10 x 0. Acredite,os jogadores do Mato Grosso não ficaram tristes, muito pelo contrário. O Prazer de ter forçado um segundo jogo e a melhora em seus salários,além do fato de terem jogado em uma Vila Belmiro, marcou suas carreiras e o Clube.

Outro fator interessante, é a questão da Lógistica.Santa Cruz e Coritiba vão ao Amazonas enfrentar o Penarol e o Nacional, respectivamente. É mágico a sensação do torcedor de poder ver o time que torce,ali, na sua frente, jogando tão de pertinho. E o mesmo vale para torcedores do Atlético-MG,do São Paulo,do Palmeiras.Exemplos não faltam.

Nas oitavas,o clima muda. Aquele ar festivo dá lugar á seriedade,apenas os Grandes restaram. O Lado profissional a partir deste predomina,até restarem duas equipes. Até sabermos o Campeão.

Mas falemos um pouco sobre os jogos da primeira fase desse ano, no qual começa ás 16h, entre BoaVista e América, no Rio de Janeiro. Você pode ver a lista dos jogos da primeira fase aqui. Note que (nem todos)os Grandes não devem der dificuldade em eliminar seus jogos de volta, mas um ou outro pode vir a ocorrer.o que não tira o espetáculo.

Alguns jogos,como Gama X Ceará ,Paulista X Goiás, Madureira X Criciúma,Brasiliense X Guarani,Horizonte X América/RN- entre outros- ,  por terem equipes já conhecidas, devem render partidas agradáveis de se assistir.

E há também as incógnitas. Real X Remo, Trem X ABC, Aquidauanense X Bahia de Feira, Santa Quitéria X ASA,etc. Tudo pode acontecer. São muito jogos, cada um com uma sensação  própia.

É Muito mais do que um simples torneio. É algo democrático, que possibilita ver um jogo com um Time Grande fora do centro econômico do Páis. Um misto de emoções e sonhos diferentes, fazendo que nunca haja aquela chatice.  Sem esquecer da Libertadores,claro.

Não é uma fórmula mágica.Só resta sentar,se acomodar e curtir. Vamos á Copa do Brasil!


Já assinou nosso Feed? Não perca tempo, Clique aqui!

Gostou do Post? Não gostou? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante! 

Quer entrar em contato conosco? Clique aqui!


---------

Pós Post:

Notinha de Rodapé sobre os jogos dessa quarta(07/03) em nosso Flickr

Sobre o Autor:
Paulo Vitor Paulo Corrêa,Estudante de Cinema e Audiovisual,futuro comunicólogo.Adora discutir sobre esportes em geral,mesmo não gostando de pratica-los(risos)

0 comentários:

Postar um comentário