5 de mar. de 2012

O futebol ''profissional'' no país da Copa do Mundo de 2014

Ás vésperas de uma Copa do Mundo, o Brasil convive com problemas básicos de profissionalismo no futebol;





Por Guilherme Lucio


A pouco mais de 2 anos da Copa do Mundo de Futebol, o futebol brasileiro vive um bom momento, no que se diz respeito a craques. Além da boa safra que estamos tendo e conseguindo segura-los no país, ainda estamos conseguindo repatriar alguns grandes craques, que mesmo não estando no auge da carreira, ainda tem muito futebol para mostrar. Porém o marketing parece ser o único ponto em crescimento no núcleo futebolístico, porque partes importantes como infra-estrutura dos estádios, calendário de jogos e campeonatos, arbitragem e até coisas que deveriam ser fundamentais, como o pagamento em dia dos salários dos profissionais.

A entidade que supervisiona o futebol no Brasil, que é a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), é vista com descrença por grande parte dos envolvidos no esporte, pois suas decisões muitas vezes parecem tendenciosas e muitas vezes falhas e demoradas. No que condiz com o calendário, vivemos num verdadeiro caos, pois o mesmo prejudica os clubes de maior tradição com a desculpa de que não podemos nos esquecer dos clubes menores, mas se não resolvermos esse problema de calendário, podemos tornar o futebol profissional brasileiro, um futebol de segundo escalão.

Já os clubes profissionais no Brasil vivem endividados, e mesmo assim compram jogadores com dinheiro, muitas vezes obtido de forma desconhecida, e pra piorar não pagam os salários dos jogadores que já estão no seu elenco. Isso sem falar nos outros profissionais que trabalham nos clubes, mais por amor do que por escolha financeira, pois ficam 1 ou 2 meses sem receber, e ainda continuam trabalhando de forma exemplar.Outra deficiência que alguns grandes clubes tem, é a falta de estrutura básica para os atletas exercerem sua profissão, e, por incrível que pareça, aqui no Brasil, um clube que tem todos os requisitos ‘’mínimos’’ como uma boa academia, um bom centro de treinamento, um alojamento e um refeitório confortável, são tratados como exceção e são raros por aqui.

Portanto, o país que receberá a Copa do Mundo de 2014, tem muito que melhorar no seu futebol profissional, porque ainda estamos bem atrasados no que se diz respeito à profissionalização no futebol. Devemos tratar o futebol como um negocio de entretenimento, que lida com a paixão de milhões de torcedores, porém não podemos deixar de esquecer a parte financeira do clube, que é fundamental para alimentar essa paixão com craques e títulos.



Já assinou nosso Feed? Não perca tempo, Clique aqui!

Gostou do Post? Não gostou? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante! 

Quer entrar em contato conosco? Clique aqui!


Sobre o Autor:
Paulo Vitor Guilherme Lucio da Rocha, 17 anos, reside e sobrevive em Santos. Adorador do futebol e do football.Fã de boa musica, vai do Samba de Raiz do Fundo de Quintal ao Hardcore do Forfun.E como vicio,o raciocínio .

0 comentários:

Postar um comentário